Pastoral Universitária UCDB Rotating Header Image

João Batista prepara o caminho para a chegada de Jesus

Neste segundo domingo de nossa preparação para o Natal, nós, como Igreja, meditamos sobre o evangelho de Lucas 3,1-6.

A vinda do Senhor está sendo preparada. Como ele veio na nossa natureza humana, assim nós também nos preparamos para acolhê-lo abrindo-lhe o caminho do nosso coração.

Hoje, nós nos encontramos com a figura de João Batista, o filho de Zacarias e Isabel, que recebeu a missão de preparar o caminho para a chegada de Jesus.

Trata-se de um personagem histórico. Segundo Lucas, seu ministério começou no décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia e Herodes administrava a Galileia e quando Anás e Caifás eram sumos sacerdotes.

O ministério de João Batista foi todo dedicado a preparar o caminho para a chegada de Jesus. Ele pregava um batismo de conversão para o perdão do perdão dos pecados. Na sua pregação, dizia: “todos verão a salvação que vem de Deus”.

O personagem de João Batista lembra para cada pessoa que existe ainda espaço para que possamos viver um encontro profundo de fé com Deus.

Esse encontro se vive entre duas pessoas: Deus, no seu Filho, já veio para realizar a plenitude do encontro.

De nossa parte, precisamos preparar o caminho do Senhor e aplainar suas estradas. Em outras palavras, devemos corrigir tudo aquilo que precisa ser corrigido para que, quando Cristo vier, ele nos encontre de alma limpa pela graça e com o coração bem disposto.

Assim, o Natal deixará de ser uma festa a mais ou um folclore religioso, para assumir seu verdadeiro sentido: Cristo quer nascer de novo no nosso coração para que possamos começar a viver o céu na terra.

Peçamos hoje a Deus nos ajude a perceber de que nada serve a fama, nem os poderes, nem os bens que venhamos a possuir.

O que realmente importa é permanecer na sua graça e realizar a missão, assim como o fez João Batista, e como o fizeram tantos homens e mulheres que tomaram a decisão de te seguir.

Que nosso coração se transforme através de uma conversão verdadeira e que o perdão venha a morar em nós.

(Fonte: Qumran)

Comments are closed.


Hit Counter provided by orange county plumbing